Métricas e indicadores chave de desempenho (KPIs) são um componente importante do gerenciamento de desempenho corporativo (GDC). Eles ajudam os executivos e a gerência a entender como o negócio está se saindo em relação aos seus objetivos, ajudando a impulsionar a tomada de decisões.

No entanto, os CFOs, CEOs e outros executivos devem garantir que eles usem uma combinação de KPIs passados ​​e futuros para entender como o negócio está se saindo atualmente e como ele pode se sair no futuro.

Considere duas empresas de comunicação celular. A empresa “A” monitora de perto o número de novos assinantes adicionados todos os meses e faz previsões de receita e decisões de investimento em infraestrutura com base nisso. A empresa "B" rastreia o número de novos assinantes adicionados a cada mês, mas também monitora de perto as métricas de rotatividade e satisfação do cliente. Eles fatoram todas essas métricas em suas previsões e decisões de investimento. Qual empresa você acha que tem previsões mais precisas? Qual deles faz uso mais eficiente de seu capital?

Métricas, KPIs e Scorecards

Uma ferramenta essencial no GDC é o conceito de métricas ou KPIs que ajudam o gerenciamento a se concentrar no desempenho da organização em relação a metas e objetivos críticos predefinidos. Eles podem ser comunicados ou publicados em relatórios, painéis ou scorecards entregues impressos ou eletronicamente a executivos e gerentes. Aqui está uma lista de KPIs financeiros típicos:

  • Days sales outstanding (DSO)

  • Return on equity (ROE)

  • Working capital - Capital de Giro (Link)

  • Debt to equity ratio

  • Inventory turnover

  • Gross profit margin

  • Net profit margin

Fora da área de finanças, as métricas de gerenciamento e os KPIs variam de acordo com o departamento e o setor. Os Recursos Humanos podem rastrear coisas como a rotatividade de funcionários, enquanto Vendas está rastreando o pipeline e a taxa de cobertura. Uma empresa de telecomunicações pode rastrear a rotatividade de clientes, enquanto uma empresa de petróleo e gás rastreia o retorno dos custos de exploração.

"Lagging" (passado) versus "Leading" (futuros) KPIs

No atual ambiente de negócios em rápida mudança, é importante ter KPIs "lagging" e "leading". Os KPIs passados ​​se concentram no que aconteceu no passado. É como olhar no espelho retrovisor de um carro ou observar o odômetro para ver até onde você foi. Os principais indicadores se concentram no futuro. Qual é a minha velocidade atual? Qual é o meu consumo de combustível? Quantas milhas posso percorrer com o combustível atual? A que horas chegarei? Você pode tomar decisões com base nesses KPIs, decisões que impactarão o resultado usando DASHBOARDS de KPI's.

A maioria dos índices e métricas financeiras são indicadores "lagging" - eles olham para a posição passada e atual. Os indicadores "leading" são mais difíceis de capturar e medir - mas são muito mais valiosos. As decisões tomadas com base nelas podem levar a um desempenho futuro aprimorado. Aqui estão alguns exemplos de indicadores "leading":

  • Sales orders or leads – leading indicator para vendas futuras (revenue)

  • Customer satisfaction – leading indicator para propenssão a comprar o renovar

  • Employee engagement – leading indicator para rotação de funcionários (employee turnover)

  • Supplier lead time – leading indicator para entregas de ordens futuras (future orders)